CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

Afinal, é possível realizar construções sustentáveis? Ou, afinal, o que é construção sustentável?

Acredito que a construção sustentável seja a que impacte de forma menos agressiva possível à sociedade em geral, à vizinhança da obra, ao meio ambiente e à segurança dos usuários e trabalhadores e colaboradores da construção, desde a concepção até a utilização em si da obra concluída.

Uau! E como conseguir esse “negócio” tão complicado?

Bom, a frase já mata a charada!! …desde a concepção!! O projeto sustentável deve partir desde a concepção e deve estar bem alinhada com o propósito da empresa e enraizada na idealização dos fundadores e todos os “stakeholders” do projeto.

Nós acreditamos que é possível, sim, adotar, mesmo que sejam mínimas, ações que consigam reduzir o impacto de uma construção com o meio ambiente.

Um bom exemplo é o descarte de matérias separadas por tipo de material, como  madeira, entulho não reciclável, ferro, plásticos e papeis, separados por baias e retirados por empresas que darão um destino para tais materiais. (acredite, até a madeira de obra é possível destinar para fabricação de serragens e lenha, utilizadas por exemplo pela CET ou DER para conter vazamentos de óleos em pistas ou caldeiras de fábricas, respectivamente).

Um projeto com boa ventilação e utilização de vidros com bom coeficiente de reflexão pode diminuir a utilização de ar-condicionado em salas comerciais. Um projeto de iluminação que aproveita a lumitância natural pode diminuir o custo com energia. As possibilidades e ideias são inúmeras, como fachadas ventiladas para melhor conforto térmico, até soluções mais simples, utilizadas a muito tempo na construção como brises; ou até mesmo mais complexas, como utilização de materiais com baixa emissão de CO2 na sua fabricação ou utilização na fase da obra.

Existem diversas entidades que certificam a sustentabilidade das obras como o AQUA da FUNDAÇÃO VANZOLINI, que certifica a construção em vários níveis de sustentabilidade e verifica diversos itens do projeto como: RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM O SEU ENTORNO / ESCOLHA INTEGRADA DE PRODUTOS, SISTEMAS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS / CANTEIRO DE OBRAS DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL / GESTÃO DA ENERGIA/GESTÃO DA ÁGUA / GESTÃO DE RESÍDUOS DE USO E OPERAÇÃO DO EDIFÍCIO / MANUTENÇÃO / PERMANÊNCIA DO DESEMPENHO AMBIENTAL / CONFORTO HIGROTÉRMICO/ CONFORTO ACÚSTICO / CONFORTO VISUAL / CONFORTO OLFATIVO / QUALIDADE SANITÁRIA DOS AMBIENTES / QUALIDADE SANITÁRIA DO AR E QUALIDADE SANITÁRIA DA ÁGUA, ou a cettificação LEED – GREEN BUILDING que tem mais de 1.000 empreendimentos certificados no Brasil.

A importância do tema e a aceitação cada vez mais notada entre o setor da construção demonstram o interesse em conceber à sociedade não só projetos marcantes pela sua imponência, mas também um legado para as futuras gerações.

Nós da Gabbiani acreditamos no futuro sustentável e atuamos junto as construtoras e incorporadoras na obtenção dos certificados de “obras sustentáveis”.

Saiba mais em:

www.gabbiani.com.br

http://vanzolini.org.br/aqua/

http://www.gbcbrasil.org.br/

Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.